segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Curiosidade: Hermès = Desejoooo!!!

Diz pra titia aqui, que mulher não deseja uma Hermès???
Pois é, creio eu que todas querem! Passeando pela net li uma matéria e resolvi compartilhar aqui, pq esse é um dos fatores do preço da danada ser alto!

Nassera Herida tem 39 anos e há onze costura algumas das bolsas mais desejadas do mundo. De suas mãos saem Birkins e Kellys em couro de vaca, crocodilo e o que mais a temporada pedir. Numa visita rápida ao Brasil, ela mostrou como é o seu trabalho em Pantin, na França, sede dos ateliês da Hermès. Nassera conversou com Marie Claire enquanto montava uma Kelly vermelha na loja da marca em São Paulo, em evento que teve também a exibição do documentário "Hearts and Crafts", sobre os artesãos da marca.


Ela não tem um modelo da grife em casa, mas imagina que podem ser suas todas as bolsas Hermès que vê nas ruas. “Quando vejo uma passando, me pergunto: será que fui eu que fiz? Será que é uma minha?”. Segundo Nassera, são necessários ao menos cinco anos para dominar totalmente a técnica de costurar para a Hermès.


MC - Como você se tornou uma artesã da Hermès?
NH - Eu trabalhava no setor de controle de joias da Hermès quando tive a oportunidade de passar ao ateliê. Como adoro trabalhos manuais, topei na hora. Fiz um ano de formação e estou há onze fabricando bolsas.

MC - Na formação, você começa pelas bolsas mais fáceis?
NH - Ao contrário! Começamos pelas Kelly, que são as mais difíceis de fazer. Assim fica mais fácil depois. E não podemos errar, pois mesmo as bolsas feitas durante o aprendizado vão para as lojas e são vendidas.

MC - Você lembra da primeira bolsa que você fez sozinha?
NH - Claro! Foi uma Kelly Sellier em couro preto. Quando você termina uma bolsa, é impossível esquecer. Dá muito prazer vê-la pronta.

MC - Qual o seu modelo preferido?
NH - A Birkin.

MC - Dá pena vê-las partir?
NH - Sim, confesso que é pouquinho difícil mandá-las para a loja (risos)! Afinal, passamos horas trabalhando sobre as bolsas. Até hoje, quando termino uma, a fotografo com a minha câmera.

MC - Quanto tempo leva uma bolsa leva para ser feita?
NH - Cerca de dois dias e meio de trabalho. Mas geralmente fazemos mais de uma bolsa por vez. Começamos pela alça e depois seguimos pelo corpo da bolsa.

MC - E o que acontece quando alguém erra no ateliê?
NH - Se uma pessoa mais experiente pode consertar o erro, ele é corrigido. Se não, começamos outra peça do zero.

MC - O que é preciso para ser tornar um artesão da Hermès?
NH - Ser habilidoso com as mãos, sensível ao material e amar o trabalho. Estou há onze anos no ateliê e não me canso. Somos apaixonados pelo que fazemos. É preciso, já que é um trabalho muito físico, desgastante.

MC - Nos últimos anos vimos notícias de ateliês de grandes marcas em que os artesãos trabalham em condições muito diferentes, em sistema parecido à escravidão. O que pensa disso?
NH - É muito triste. E realmente diferente do nosso esquema. Eu gostaria de poder fazer algo mas, no meu nível, sou incapaz.

Bjos
Camis

Fonte:MarieClaire

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...